A Invisível Ordem Social

O abismo em que parece cair o país leva a refletir sobre a ordem social. A ordem social é invisível. Normalmente não nos damos conta de que toda nossa vida é possível porque se estrutura sobre uma ordem social. Essa ordem está por trás das atividades mais simples. Essa ordem funda-se na Lei e na confiança de que a Lei será observada.

Você dirige o seu carro ou pega um ônibus para fazer compras no supermercado. Você confiam que as pessoas vão respeitar as leis de trânsito tanto quanto você, os sinais que abrem e fecham, a mão e a contra-mão, a faixa exclusiva de ônibus, os locais onde é proibido estacionar, os limites de velocidade. Você confia no trajeto que o ônibus faz e que ele vai parar em determinados locais. Sem isso você não conseguiria nem chegar ao supermercado.

Você entra no supermercado e escolhe os seus produtos. São tantas marcas de sabonete, sucos, biscoitos, detergente etc. que a gente fica confuso. É ampla a possibilidade de escolha. Sem confiança mínima na Lei, seria impossível produzir, contratar mão-de-obra e os outros meios de produção.

Depois você espera em uma fila. Você confia que as pessoas respeitarão a fila tanto quanto você. Você paga por seus produtos com o cartão de crédito e a empresa administradora do cartão confia que você pagará a ela na data aprazada.

Toda a sociedade funciona com base na confiança que temos de que determinadas expectativas serão cumpridas. É com base nisso que fazemos escolhas e nos posicionamos desde as atividades mais simples da vida até as mais complexas.

Qual a confiança que você tem que o Renan Calheiros ou o Michel Temer, se tiverem cometido crimes, serão punidos? Qual a confiança que você tem que a decisão do Supremo será a mesma em todos os casos semelhantes? Qual a confiança que você tem que a decisão do Supremo será cumprida?

Não parece, mas a sua resposta a essas perguntas tem tudo a ver com a predisposição de parar no sinal vermelho, respeitar filas, pagar contas ou não trapacear nas relações contratuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s